Ainda não visitei o Japão, mas acho que o conhecimento que venho agregando desde 2005, permite que eu possa escrever um pouco sobre algumas características desta incrível nação. Começando uma série de postagens sobre o Japão e sua tecnologia - que é única -, não poderia deixar de escrever sobre a maior densidade de lojas, produtos, eletrônicos e pessoas hi-tech do mundo: Akihabara, ou Akiba para os mais familiarizados. 秋 (aki - outono) 葉 (ha - folha) 原 (bara - campo) ou "Campo de Folhas do Outono", é uma área do distrito de Chiyoda-ku no bairro de Taitou-ku, que por sua vez está em Toukyou (sim, Tóquio em japonês pronuncia-se assim) que concentra lojas especializadas de eletrônicos, anime, mangá e tudo o que você imaginar. Veja este vídeo para ter uma ideia melhor de como é o lugar.
Observando o mapa de Akiba, percebemos que não é uma rua específica ou uma quadra, e sim um bairro inteiro de lojas que deixariam qualquer nerd/geek/otaku - ou o que você acha que você é - desorientado, que nem uma barata quando leva uma chinelada! :P Basicamente os grandes lançamentos de eletrônicos e todo tipo de aparelho que só aparecem em filmes de ficção científica estão aqui - coisas que só chegam ao Brasil meses depois - e podem ser compradas por quem tem MUITO dinheiro. Dinheiro! Sim, um assunto delicadíssimo! As pessoas pensam que os japoneses são ricos porque compram coisas que são caras aqui, que na verdade são caras mesmo, mas ficam ainda mais quando recebem dezenas de impostos no preço final. Acontece que só porque o Japão detém a tecnologia para desenvolver e fabricar seus gadgets avançados, não significa que eles sejam baratos por lá. Acredite, conheço japoneses que não tem câmera digital, tampouco Nintendo DS e seus semelhantes. Por quê? Eles acham caros demais! Agora imagine em Akihabara, onde existem lojas especializadas desses produtos - e que gostam de deixá-los mais caros - para pessoas de fora os preços são ótimos. A maior parte dos compradores de lá é de origem estrangeira que simplesmente estão passando uma temporada no Japão e estão com muito dinheiro pra gastar. Opa! Estamos em Julho! É verão no hemisfério norte! Época que os turistas adoram para visitar outros países e comprar centenas de coisas fúteis e... HÁ! Como chamar a atenção dessas pessoas, que querem comprar um iPhone em Akiba, mas saem de lá com duas câmeras digitais, um Nintendo 3DS, um notebook e dezenas de mangás!!?? HEIN, HEIN, HEIN??? :DD
ISTO:
Além das colegiais de 14, 16, 16 e 16 anos respectivamente, temos festivais de verão! \o/ #TODOSCOMPRA!!! Como está no cartaz, o "Festival de Verão de Eletrônicos de Akihabara" (quantos de's!) vai de 2 a 24 de Julho!! Espere!! No calendário japonês, o mês de julho tem um dos seus festivais mais importantes - o Tanabata Matsuri -, que acontece no dia 7 ! "MÁR, ÔE, VEM PRA CÁ, VEM PRA CÁ!" é isso que os Japoneses dizem para os turistas que estão LOTANDO o país e comprando tudo que está pela frente. E é jogo sujo colocar meninas novinhas assim para fazer propaganda das lojas? NÃO! Coloquem mais, por favor! :P
Mas Akihabara não é um ponto exclusivo de compartilhamento tecnológico. Outras características também são marcas registradas de Akiba: os animes e mangás.
Existem centenas de lojas especializadas em anime e mangá, pelo que pude ver no site oficial de Akiba. É o paraíso para otakus estrangeiros, que provavelmente já passaram mal de felicidade só em colocar o pé no Japão. Aliás, passaram mal só em pensar que estariam no Japão. Não existe muita informação na Internet sobre essas lojas, mas pelo que pude perceber, elas são muito comuns em vários lugares do Japão - oras, eles possuem até dois Centros Pokémon! - e nunca ficam vazias!
Bem, o que demonstrei aí em cima foi só a ponta do iceberg do que é realmente Akihabara. Quando eu visitar o Japão, faço um post ultra-mega-blaster detalhado! :D Se você quiser saber mais sobre a história do distrito de Akihabara, clique aqui.
Até a próxima! :)