sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Juno, próxima parada: Júpiter


A Nasa lançou com sucesso às 13h25 (horário de Brasília) desta sexta-feira (5) a sonda espacial Juno rumo a Júpiter. A nave vai estudar a atmosfera do gigante gasoso para entender melhor a formação tanto do planeta quanto do próprio Sistema Solar.

Com sucesso, a NASA lançou a sonda Juno, que estudará o gigante gasoso Júpiter. Estive acompanhando o lançamento pelo UStream e participei do chat onde um representante do Jet Propulsion Laboratory estava tirando dúvidas. Perguntei algumas coisas como: qual a velocidade máxima da sonda (126 mil Km/h), se voltará para a Terra (não) e em quanto tempo ela chegará a Júpiter (dentro de 5 anos). A Juno passará novamente pela órbita da Terra, afim de usar o efeito gravitacional do planeta como um propulsor, para que atinja sua velocidade máxima.

A missão estudará a composição da atmosfera, magnetosfera, estrutura e origem do planeta. Espera-se que respondendo estas perguntas os cientistas consigam chegar mais perto de descobrir como o Sistema Solar formou-se.



Fontes: G1, NASA - Jet Propulsion Laboratory